Atenção aos prazos dos cálculos de preço de transferência sobre importações, exportações e operações financeiras

Os cálculos de preço de transferência (estudo de preços de transferência) devem ser preparados anualmente e de acordo com as normas locais.

No Brasil, a análise de preço de transferência é necessária para viabilizar transações qualificadas e em conformidade com as determinações da Lei 9430/96 e da Instrução Normativa 1312/12

As operações abaixo estarão sujeitas ao controle de preços de transferência, quando realizadas com pessoas físicas ou jurídicas residentes ou domiciliadas no exterior, consideradas vinculadas ou ainda que não vinculadas, situadas em países de tributação favorecida ou com regime fiscal privilegiado: 

  • importação de bens, serviços e direitos; 
  • exportação de bens, serviços e direitos;  
  • financeiras. 

Idealmente, o cálculo de preço de transferência deve ser concluído antes do vencimento do pagamento do imposto de renda e da contribuição social até o fim de janeiro do ano imediatamente seguinte ao período de cálculo. Multas e juros são cobrados em caso de atraso no pagamento. 

Os contribuintes devem ter os cálculos e a documentação necessários para o preenchimento das informações da Escrituração Contábil Fiscal (ECF), normalmente enviadas até 31 de julho do ano imediatamente seguinte ao cálculo. 

Para fazer os seus cálculos de preço de transferência com precisão e garantir que estejam em conformidade com a legislação, entre em contato com os especialistas em tributação da Mazars. A nossa equipe possui expertise global e trabalha com soluções sob medida para as suas operações. 

* campos obrigatórios

Your personal data is collected by Mazars in Brazil, the data controller, in accordance with applicable laws and regulations. Fields marked with an asterisk are required. If any required field is left blank, it will not be possible to process your request. Your personal data is collected for the purpose of processing your request.

You have a right to access, correct and erase your data, and a right to object to or limit the processing of your data. You also have a right to data portability and the right to provide guidance on what happens to your data after your death. Finally, you have the right to lodge a complaint with a supervisory authority and a right not to be the subject of a decision based exclusively on automated processing, including profiling, that produces legal effects concerning you or significantly affects you in a similar way.

Contato