Três etapas simples para dar início à sua estratégia de sustentabilidade

A execução de uma estratégia de sustentabilidade dos negócios é mais importante do que nunca e é essencial para o sucesso de uma empresa em longo prazo.
Além de ajudar no desenvolvimento da visão e estratégia da sua empresa, uma estratégia de sustentabilidade também ajudará a reduzir custos desnecessários por meio da implementação de processos mais enxutos e inteligentes.

No entanto, com tantas mudanças, algumas empresas de médio porte podem achar assustador o desenvolvimento dessa estratégia e pensar que não têm os recursos necessários para criar uma estratégia sustentável.

No entanto, isso pode ser superado alinhando as metas da sua empresa com o que realmente significa sustentabilidade. Dessa forma, você pode criar uma estratégia que seja alcançável e gerenciável.  

  1. Iniciar a conversa
    É importante ter conversas sobre sustentabilidade com muitas partes da sua empresa. Isso pode ir da administração sênior até funcionários recentemente recrutados.Ao falar sobre tópicos atuais, além de obter a opinião de outras pessoas, também é possível começar a desenvolver um caso de negócios de sustentabilidade que pode ser adaptado para atender a todas as necessidades. Assim que todas as questões estão sobre a mesa, os proprietários muitas vezes descobrem que já se encontram no caminho para encontrar as soluções necessárias.
  2. Identificar e envolver as partes interessadas
    Sua estratégia de envolvimento de partes interessadas deve reconhecer cada pessoa, grupo e empresa com os quais sua empresa interage. Ter uma estratégia que formalize como você comenta a legislação proposta ou, por exemplo, como você interage com universidades, faculdades ou cadeias de suprimento locais é essencial para a construção de um modelo de negócios sustentável.Além das partes interessadas externas, as internas também são importantes e, quando se trata de influenciar sua estratégia de sustentabilidade, sua maior parte interessada são as pessoas. Ter linhas fluidas de envolvimento dentro da empresa é vital para que eles aceitem a visão e se sintam capacitados o suficiente para agir, independentemente e em equipe.Se uma empresa tem iniciativas diretas de educação de funcionários, pode economizar nos gastos, reduzir significativamente sua pegada de carbono e, com isso, ultrapassar suas metas de sustentabilidade.
  3. Comunicar-se de forma clara e consistente
    Embora a implementação dos elementos para lançar sua estratégia de sustentabilidade seja um ponto de partida, a comunicação clara e consistente é um componente essencial para garantir melhores chances de sucesso. A consistência da mensagem é importante, seja na frequência da comunicação, seja na metodologia de apoio à estratégia de sustentabilidade. Fundamentalmente, as partes interessadas precisam saber como a estratégia da empresa agrega valor ao negócio e um plano de comunicação bem pensado é a melhor maneira de revelar tal valor.No geral, as empresas que iniciam o desenvolvimento ou aprimoram uma estratégia de negócios de sustentabilidade, adotando uma abordagem positiva que divide esses elementos em ações gerenciáveis e alcançáveis, dão um passo fundamental para iniciar qualquer jornada sustentável.

Para saber mais sobre como podemos ajudar sua empresa a se expandir internacionalmente, entre em contato conosco abaixo ou à direita.

* campos obrigatórios

Your personal data is collected by Mazars in Brazil, the data controller, in accordance with applicable laws and regulations. Fields marked with an asterisk are required. If any required field is left blank, it will not be possible to process your request. Your personal data is collected for the purpose of processing your request.

You have a right to access, correct and erase your data, and a right to object to or limit the processing of your data. You also have a right to data portability and the right to provide guidance on what happens to your data after your death. Finally, you have the right to lodge a complaint with a supervisory authority and a right not to be the subject of a decision based exclusively on automated processing, including profiling, that produces legal effects concerning you or significantly affects you in a similar way.