Lei que facilita a regularização de dívidas com a Receita Federal é sancionada

Foi sancionada, pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin, a Lei nº 14.740/2023, que permite a autorregularização incentivada de tributos administrados pela Receita Federal e publicada no Diário Oficial da União (DOU) na última quinta-feira, dia 30 de novembro.

A lei busca incentivar que os contribuintes, antes da constituição do crédito tributário, possam pagar tributos não declarados, sem multas de mora e ofício, com possibilidade de parcelamento da dívida. 

A liquidação dos débitos poderá ocorrer com redução de 100% dos juros de mora, mediante pagamento de, no mínimo, metade da dívida à vista, com restante em 48 parcelas mensais e sucessivas. Uma medida que pretende promover a regularização fiscal, reduzindo o estoque de créditos em cobrança e ampliar a arrecadação de tributos. 

Essa autorregularização abrange tributos que não tenham sido constituídos até a data da publicação da lei, 30 de novembro de 2023, inclusive os que estiverem em procedimento de fiscalização.  

A medida não valerá para as empresas participantes do Simples Nacional (Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte), assim como, para os débitos apurados na forma do Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Simples Nacional), instituído pela Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006.   

Por meio da confissão e do pagamento ou parcelamento do valor integral dos tributos, acrescidos de juros (Selic), com afastamento da incidência das multas de mora e de ofício, o cidadão que possuir débitos junto à Receita Federal poderá aderir à autorregularização até 90 dias após a regulamentação da lei. 

Os especialistas em Consultoria Tributária da Mazars estão preparados para atender a nova Lei e tirar todas as suas dúvidas. Preencha os dados abaixo para saber mais:

* campos obrigatórios

Your personal data is collected by Mazars in Brazil, the data controller, in accordance with applicable laws and regulations. Fields marked with an asterisk are required. If any required field is left blank, it will not be possible to process your request. Your personal data is collected for the purpose of processing your request.

You have a right to access, correct and erase your data, and a right to object to or limit the processing of your data. You also have a right to data portability and the right to provide guidance on what happens to your data after your death. Finally, you have the right to lodge a complaint with a supervisory authority and a right not to be the subject of a decision based exclusively on automated processing, including profiling, that produces legal effects concerning you or significantly affects you in a similar way.

Contate o time de Consultoria Tributária

Valquíria Fiuza
Valquíria Fiuza Sócia Líder de Consultoria Tributária São Paulo

Perfil detalhado

Leonardo Rosati
Leonardo Rosati Acting Partner - Consultoria Tributária São Paulo

Perfil detalhado