Recrutamento e retenção da Geração Z

À medida que as pessoas da Geração Y crescem e se tornam fundadores, diretores e gerentes do local de trabalho atual, o foco começa a mudar para o novo grupo que está chegando: a Geração Z. Nascida entre 1995 e o início dos anos 2000, a Geração Z acaba de entrar no mercado de trabalho ou está começando a pensar no que quer em suas carreiras. Eles são os futuros líderes de empresas em crescimento, e já começou a corrida para atraí-los à empresa e mantê-los nela.

Em que sentido a Geração Z é diferente?

Como as gerações anteriores, a Geração Z traz sua própria perspectiva exclusiva para o mundo e isso alimenta as demandas e expectativas que ela tem para sua carreira e local de trabalho.

As principais características da Geração Z incluem:

Virtual, mas social

A Geração Z vive cercada pela tecnologia digital desde muito jovem. Portanto, espera estar constantemente conectada e exige experiências digitais contínuas. Mas isso não significa que ela não valorize o contato humano.

Um estudo da Mazars (em francês) descobriu que a Geração Z classifica a "atmosfera humana" como igual ao salário entre os itens que a atraem a um empregador em potencial. Ela também procura trabalhar com os chamados "gerentes facilitadores", que ajudam a criar um ambiente de trabalho social, incentivando relacionamentos informais, amigáveis e de confiança com as equipes.

Liberdade e flexibilidade

A Geração Z cresceu durante um período de crescente liberdade e flexibilidade no local de trabalho, incluindo a ascensão do trabalho como freelancer, home office, equilíbrio entre vida profissional e pessoal e horários flexíveis.

Esses benefícios não são mais vistos como "bons de ter": para a Geração Z, são inegociáveis. Essa geração deseja flexibilidade na maneira como trabalha e também uma "carreira de portfólio", na qual possa participar de várias atividades profissionais simultaneamente.

Empreendedora

A Geração Z frequentemente encara as organizações tradicionais como antiquadas e rígidas, cheias de estruturas hierárquicas e gerenciamento de cima para baixo, o que leva muitos a procurar um caminho alternativo.

A mesma pesquisa realizada pela Mazars (em francês) constatou que grande parte (25%) desse grupo etário deseja ser seu próprio chefe e um em cada dez (11%) quer trabalhar em uma startup, na qual existe uma maneira mais ágil e menos formal de trabalhar. Por outro lado, apenas 4% esperam trabalhar para empresas de médio porte ou grandes corporações mais tradicionais, o que ressalta o desafio que os empregadores maiores enfrentam para atrair e reter os jovens talentos de que precisam.

Como atrair e reter a Geração Z

Os empregadores podem adotar várias medidas para atrair e reter funcionários da Geração Z:

  • Entendê-la: As equipes de RH devem adotar uma mentalidade de marketing na maneira como abordam o recrutamento. Uma estratégia de atração bem-sucedida começa com o desenvolvimento de entendimento pessoal do seu público-alvo, como ele se comporta e a melhor forma de alcançá-lo e se comunicar com ele.
  • Processo de recrutamento digital: Para atrair a Geração Z, é fundamental um processo de primeiro recrutamento digital, que também deve incluir uma experiência de usuário atraente e intuitiva, que pode usar chatbots, voicebots, vídeos online e perfis de redes sociais atualizados regularmente.
  • Desenvolvimento de autenticidade e confiança: Sites como o Glassdoor oferecem à Geração Z uma plataforma para compartilhar suas experiências: boas e ruins. Por isso, é vital que a realidade corresponda ao marketing. Confirme se a comunicação permanece fiel aos seus valores e cultura reais, descobrindo o que seus funcionários atuais adoram ao trabalhar para você e incorporando isso em suas campanhas de recrutamento.
  • Dar vida à sua cultura: Para adicionar um toque pessoal, envolva seus funcionários atuais no processo de recrutamento, pessoalmente ou por meio de seus canais digitais. Além disso, dê aos candidatos a oportunidade de conhecer pessoalmente o gerente com o qual talvez trabalharão desde o início, em vez de deixar isso para a fase final da entrevista, de forma que eles possam ter uma sensação genuína da dinâmica da equipe.
  • Atenção ao candidato: Na era do compartilhamento nas redes sociais, é vital que todos os candidatos, até os que não forem bem-sucedidos, tenham uma experiência positiva. Então, os trate como se fossem clientes, fornecendo comunicação e feedback rápidos.
  • Responsabilidade: Os candidatos da Geração Z que ingressam na sua organização desejam receber responsabilidade o mais rápido possível, tanto para tomar suas próprias decisões quanto para desenvolver ideias. Portanto, os gerentes precisam fazer o máximo possível para envolvê-los em discussões e decisões por meio de ferramentas, workshops e reuniões informais.

Atrair e reter a Geração Z não exige apenas uma mudança na maneira como as empresas abordam o recrutamento, mas também uma mudança cultural mais profunda na forma como os funcionários são gerenciados e envolvidos diariamente. Exige esforço e investimento de todos na empresa, mas para aquelas que conseguirem dar conta disso, a Geração Z trará novas ideias, criatividade e um talento empreendedor que impulsionará suas empresas em 2020 e muito depois disso.

Para saber mais sobre como podemos ajudar sua empresa, entre em contato conosco abaixo ou à direita.

* campos obrigatórios

Your personal data is collected by Mazars in Brazil, the data controller, in accordance with applicable laws and regulations. Fields marked with an asterisk are required. If any required field is left blank, it will not be possible to process your request. Your personal data is collected for the purpose of processing your request.

You have a right to access, correct and erase your data, and a right to object to or limit the processing of your data. You also have a right to data portability and the right to provide guidance on what happens to your data after your death. Finally, you have the right to lodge a complaint with a supervisory authority and a right not to be the subject of a decision based exclusively on automated processing, including profiling, that produces legal effects concerning you or significantly affects you in a similar way.