Levantamento das práticas de sustentabilidade: como os bancos e seguradoras progrediram

As instituições financeiras têm um papel fundamental a desempenhar na formação do nosso futuro sustentável, e uma forte necessidade de reiniciar e mudar para um modelo de finanças mais responsável. Como um componente essencial da economia, elas têm a responsabilidade de manter rigor e resiliência em sua gestão de riscos. Com o tempo se esgotando para alcançar uma transição para resultados positivos para a natureza, que progressos em sustentabilidade os bancos e seguradoras têm feito?

O mais recente relatório global da Mazars, "Inventário de práticas de sustentabilidade: como os bancos e seguradoras tem progredido", ajuda a responder a essa pergunta. Utilizando insights obtidos de mais de 400 executivos seniores em bancos e seguradoras em toda a Europa, América do Norte, América Latina, Ásia-Pacífico, África e Oriente Médio, e dos especialistas da Mazars, este relatório detalha onde as instituições financeiras estão hoje em sua progressão em direção a práticas mais sustentáveis e identifica as lacunas significativas de conhecimento relacionadas à sustentabilidade que ainda existem neste setor.

Levantamento de práticas de sustentabilidade: como bancos e seguradoras progrediram

Principais descobertas incluem:

  • Quase todos os bancos e seguradoras (99%) atribuíram a responsabilidade por questões relacionadas à sustentabilidade a membros de sua alta administração.
  • As empresas identificam suas lacunas de conhecimento mais significativas em questões de sustentabilidade relacionadas à área social, como questões de funcionários e direitos humanos (62%) e avaliação dos impulsionadores de riscos climáticos (60%).
  • Quase metade dos entrevistados (46%) incorporam considerações de sustentabilidade ao reavaliar seus modelos de negócios.
  • A maioria dos entrevistados (90%) utiliza informações de rating de crédito externo sobre contrapartes para avaliar riscos relacionados ao clima, ao meio ambiente e à energia.
  • Mais da metade das instituições (53%) divulgam informações relacionadas à sustentabilidade por meio de divulgações que acompanham produtos financeiros sustentáveis e ESG.

Baixe o relatório para saber mais.

Documento

Levantamento das práticas de sustentabilidade: como os bancos e seguradoras progrediram