Podcast - Sala de Negócios

Uma produção semanal que transita por assuntos como inovação, empreendedorismo, finanças, tecnologia e outras questões que fazem parte do mundo empresarial.

A volatilidade das commodities é uma realidade incontestável nos mercados globais, e o açúcar não foge a essa característica. Determinar o preço do açúcar é uma tarefa que recai inteiramente sobre o mercado global desse produto. Diversas variáveis entram em jogo na definição desse preço, o que torna o controle de custos uma peça-chave para garantir margens de lucro satisfatórias. Afinal, a empresa não tem controle sobre o preço do açúcar, mas pode controlar seus próprios custos. Nesse cenário, manter níveis elevados de produtividade agrícola é essencial para a sustentabilidade do negócio. 

Para trazer um pouco sobre como as empresas do setor tem enfrentado este desafio e mantido altos níveis de rentabilidade, Stephanie Capitani, consultora especialista em energia da Mazars, conversou com Tiago Novaes, CFO da Usina Santa Adélia, que produz mais de 6,2 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por ano – que, por sua vez, geram açúcar, etanol e energia. 

Novaes traz, nesta conversa, de que maneira a empresa se utilizou da técnica de Lean Manufacturing, ou Manufatura Enxuta - técnica criada pela Toyota nos anos 1950 e que visa eliminar desperdícios, otimizar processos e entregar o máximo de valor para o cliente com o mínimo de recursos necessários. 

Ouça agora este e outros episódios em sua plataforma preferida: 

Ouça no Spotify

Ouça no Deezer

Ouça na Amazon Music

Ouça no Apple Podcasts

Ouça no Google Podcasts

Ouça no Jiosaavn

Ouça no Podcast Addict

Ouça no Podchaser

Ouça no Spreaker

Confira também