Talento Em Foco: Ester Barbosa e Nattasha Muriel

Conhecidas de longa data, colegas de faculdades e, agora, alçando voos juntas como auditoras. Nattasha Muriel entrou na Mazars em janeiro de 2017 na área de BPO. Em agosto de 2018, três meses após ser promovida de assistente a analista, indicou Ester Barbosa. Ambas se destacaram. Em dezembro, o desejo de encarar novos desafios as levou a iniciar uma experiência na Auditoria. Nestes três meses, começaram a comprovar: são auditoras natas! “Nos encontramos plenamente aqui!”.

 

Ester Barbosa

“Auditoria é um trabalho muito desafiador, pois você não sabe o que vai encontrar em cada cliente. É sempre uma análise nova, com particularidades referentes a cada segmento e empresa. É necessário um conhecimento minucioso das ciências contábeis. Nenhum detalhe pode escapar do auditor para que o trabalho gere os frutos pretendidos.

Em média, uma vez por semana, estamos em contato com uma nova equipe e um novo cliente. Esse giro por diferentes setores é fundamental na preparação para nos tornarmos executivas de ponta. Esse é o meu objetivo e, a cada dia, subo mais um degrau em direção a ele.

Circular por diferentes segmentos me permite conhece particularidades ligadas a cada modelo de gestão em relação a logística, estrutura administrativa, planejamento tributário e centros de custo, por exemplo. O resultado é que meu trabalho fica cada vez mais qualificado. Ganho eu, ganha a Mazars e, principalmente, ganham os nossos clientes”.

 

Nattasha Muriel

“Estar na auditoria me permite conhecer vários perfis de executivos, clientes e segmentos. Me permite ainda adquirir sempre novos aprendizados. Isso tudo me deixa cada vez mais apaixonada por esta carreira, fundamentada em trabalhos muito analíticos. Acho que é esse o diferencial de um grande profissional: a paixão.

Na contabilidade, os números são todos relevantes. Mas na auditoria há, por exemplo, o conceito de materialidade. Precisamos realizar testes e, em função dos valores daquela empresa (ativos, passivos, etc.), conseguimos traçar a relevância de cada número para os processos de avaliação dos demonstrativos, do planejamento da auditoria e de sua execução. Nisso, entra muito da capacidade analítica do auditor. É ainda preciso entender cada um dos diversos elementos da contabilidade e o contexto que os envolve, se aprofundando no negócio do cliente e conhecendo o seu histórico. Esse universo é fascinante.

A minha história na Mazars é especial. A oportunidade na Auditoria veio naturalmente, e eu a agarrei com todas as forças. Virou uma grande paixão!”.

 

Três perguntas para Ester e Nattasha

 

Quais são seus projetos para a carreira?

EB

“Meu foco é me tornar uma grande executiva. Em médio prazo, vou aprimorar meu inglês e fazer pós-graduação em auditoria e planejamento tributário”.

NM

“Vou investir muito nesta carreira, fazendo especializações e aprimorando meu inglês, que acho fundamental, pois lidamos diariamente com o idioma, seja com os clientes, seja com os sistemas”.

 

Como vocês são fora do ambiente de trabalho?

EB

“Adoro artesanato e séries de TV. A minha preferida é Suits, que, além de um bom entretenimento, é uma chance de discutir carreira, interpretando os obstáculos do dia a dia e percebendo a importância de questões como ser ágil, observadora e detalhista no trabalho. A série é baseada na advocacia, mas as lições são perfeitamente adaptáveis ao mundo da auditoria”.

NM

“Gosto muito da cultura oriental, sobretudo coreana. Comecei a pesquisar na internet por acaso e fui me envolvendo. Já aprendi o básico do idioma coreano. Acho interessante o sistema educacional deles, que desde o ensino médio é voltado para carreira. Também adoro artesanato e faço Origami 3D”.

 

Nattasha por Ester e Ester por Nattasha

EB

“Nattasha é extremamente inteligente e não mede esforços para ajudar amigos, colegas e parceiros. É uma pessoa maravilhosa, muito competente, leal, motivada e superamiga”.

NM

“Na faculdade, nós tínhamos uma boa convivência, mas dentro daquele ambiente acadêmico. Quando ela veio para a Mazars, a convivência ficou maior, nasceu uma amizade e, então, tive a dimensão da pessoa maravilhosa que ela é. Ester é uma pessoa focada, segura, tranquila e que gera muita confiança”.

 

Ester e Nattasha são assistentes de Auditoria da Mazars.