A Importância da “Gestão com Foco em Resultados em Época da Crise”

Gestão focada em resultados ganha ainda maior importância em época de crise. O primeiro passo é entender os efeitos e como poderão afetar as operações e principalmente o caixa da Empresa, tentando estimar com o maior nível de precisão possível e principalmente em quanto e por quanto tempo irá ocorrer e, não menos importante, ser ágil e não procrastinar essas análises.

Não há espaço para “se dar ao luxo” de imaginar que não haverá impacto – pode ser um ato de negligência muito grave e com danos significativos e algumas vezes irreversíveis. Mesmo que haja bons indicadores e de certa forma confiáveis de que os impactos não deverão ser relevantes é, no mínimo, necessário ter prudência e ter um plano de contingência desenhado e cuidadosamente monitorado.

Tendo uma boa visão dos impactos e seus efeitos definidos cronologicamente, o segundo passo é a definição da estratégia de enfrentamento, que terá como principal meta minimizar e salvaguardar a Empresa dos efeitos da crise e garantir a sobrevivência durante este período.

Talvez haja sim a necessidade de implementar medidas de corte de custos de forma imediata e que, quase sempre, passa pela redução do quadro de funcionários – tem sido uma medida quase sempre utilizada e algumas vezes muito criticada, mas é uma das que mais apresenta resultado de curto prazo, muito embora, ao seguir este caminho é preciso organizar e reavaliar com cuidado cargos e funções para não cortar recursos que irão comprometer a operação e resultar no agravamento dos efeitos danosos previstos.

Não obstante, há uma séria de outras medidas que podem contribuir para a redução e/ou controle de gastos, que alinhado com uma boa estratégia e clara definição de metas, pode resultar em resultados importantes e de curto prazo, garantindo uma correta administração dos efeitos da crise e com os riscos para o negócio monitorados e controlados, como exemplo citamos:

  1. Reavaliar projetos em andamento, priorizando os de efeito de curto prazo e, por com seguinte, postergando aqueles cujos resultados são esperados para médio e longo prazos, para um período menos turbulento;
  2. Renegociação de contratos com fornecedores – neste caso é muito importante ter uma estratégia definida e contar com especialistas que possuam ferramentas e metodologias adequadas para não comprometer o negócio com a geração de problemas e desencontros com fornecedores estratégicos;
  3. Revisar da carteira de clientes e limites de créditos, condições de vendas e prazos de pagamentos;
  4. Revisar dos parâmetros, métricas e processos de logística, incluindo as bases e conceitos para limites de estoques e produção;
  5. Revisão e estreitamento do acompanhamento de gastos indiretos, que individualmente possam apresentar valores irrelevantes mas, se tomados em conjunto, podem produzir efeitos significativos e principalmente contribuir para reduções de gastos temporais importantes;
  6. Estruturar um plano de comunicação adequado tanto internamente, para conscientizar os colaboradores e trazê-los para contribuir com o processo, como para clientes e fornecedores – geralmente um processo de comunicação franca e objetiva traz resultados muito positivos e contribuem para a adesão de todos ao objetivo comum – “sobrevivência de todos”!

A Mazars conta com uma equipe de especialistas treinados para apoiar nossos clientes nesta importante missão, capaz de oferecer ajuda nas mais diversas “fazes” de projetos que visem a sustentabilidade dos negócios em épocas de crise, seja em ações pontuais, ou na definição e aplicação de uma estratégia global estruturada.

Advisory Team:

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Éder Mutinelli

Sócio