De serviço a solução: a contabilidade está se transformando

O provimento contábil tem se tornado cada vez mais complexo, incorporando em seu escopo de trabalho o domínio amplo de processos, as crescentes exigências corporativas, integração entre sistemas e as inovações tecnológicas. Entenda como se faz hoje um grande serviço de terceirização de processos de negócio.

 

Publicado em 14/03/2018

 

A profissão de contador mudou: hoje, vai muito além de conhecer as normas e os procedimentos de contabilidade. É resultado da evolução exponencial que o mundo vem atravessando em tecnologias e processos de negócio. Uma empresa do ramo tem que transformar o seu serviço contábil, alinhando-se a novos posicionamentos de mercado.

O provimento contábil hoje tem que estar suportado por um sistema integrado e por pessoas que efetivamente conheçam e naveguem nas plataformas tecnológicas que dão suporte, aderência e lastro para o cumprimento de tudo o que circunda o core business da empresa e os processos de negócios, incluindo toda a cadeia produtiva, compras, aprovação, movimentação de estoques e faturamento, dentre outras questões. Enfim, todo esse processo deve estar funcionando e ser o mais adequado ao negócio e ao sistema escolhido pela corporação.

Portanto, é fundamental ter na equipe profissionais que dominem a execução dessas atividades e que conheçam, além do ambiente tecnológico, o negócio do cliente e a indústria em que ele está inserido, pois isso vai pautar o desenvolvimento dos sistemas, processos e suas aderências regulatórias e tributárias (entenda algumas delas: NF-e, DCTFWeb, eSocialRais). Lembrando sempre que o registro contábil e a apuração tributária são resultados das transações econômicas e financeiras de uma organização. E se todos esses processos não forem adequados, isso resultará em apurações e registros falhos.

 

Para além da contabilidade 

Postas todas essas variáveis, você terá um provimento contábil diferenciado. É muito além de fazer contabilidade. É participar efetivamente da estratégia de negócio do cliente. Você se torna o grande lastro para que ele possa desenhar seu modelo de negócio com total aderência aos seus investimentos em tecnologia, sistemas e processos, resultando numa contabilidade precisa, num compliance tributário totalmente alinhado à legislação vigente e, principalmente, num forte ganho de produtividade.

Por exemplo: a equipe de provimento contábil está numa reunião discutindo os processos de negócio do cliente e a logística de importação, distribuição e revenda. Neste momento, são designados especialistas tributários e sistêmicos para que essas variáveis trabalhem em conjunto e tragam a melhor solução, que o processo seja inteligente, que permita a maior eficiência possível, que não onere do ponto de vista operacional e que o sistema esteja aderente a tudo aquilo que o cliente precisa, ao mesmo tempo em que atende a todas as exigências fiscais.

Quando se fala em terceirização, fala-se em trazer para dentro de casa o backoffice financeiro do cliente: cumprir com as obrigações legais e contábeis, com os processos financeiros, tributários, trabalhistas, previdenciários e tudo aquilo que circunda os processos da empresa.

Toda a governança e o compliance têm que andar juntos com o desenvolvimento do negócio. A Mazars, ao trazer para dentro de casa toda essa responsabilidade, compromete-se também a devolver ao cliente um modelo de negócio altamente eficaz, que provê valor agregado e que, ao invés de levar o cliente a fazer investimentos em qualificação, treinamentos, sistemas e plataformas, lhe entrega tudo isso em serviço, deixando a empresa com todas as obrigações em dia e permitindo ao cliente ter foco nos seus negócios e clientes.

 

Necessidades dos clientes

O que é muito comum de se ver atualmente são empresas investirem altos valores em sistemas globais magníficos, porém seus processos internos de execução das atividades não apresentarem aderência ao sistema, o que cria um problema muito sério de controles internos e de cumprimento das obrigações.

Outro problema em que a Mazars atua e apresenta soluções de grande sucesso é com relação a clientes globais, que geralmente não possuem a estrutura adequada para fazer o processamento e a entrega das obrigações tributárias locais.

Nestes casos, são necessários suportes (ou serviços terceirizados) no processamento e na entrega ou então na parametrização do sistema, para que ele se torne aderente a todas as obrigações.

Esse suporte se faz fundamental em casos, por exemplo, como o de um estabelecimento de um novo negócio, quando um time de especialistas permite à empresa escolher, dentro dos seus processos e do seu setor de atuação, o melhor modelo de negócio, que facilite a aderência regulatória e que otimize a sua produtividade em uma série de questões como controle de estoque, cadeia produtiva, contratos com fornecedores, relacionamento com clientes e até na escolha do local de execução do serviço.

Mais do que uma contratação, trata-se de um investimento. Existe uma máxima de que uma empresa controlada é muito mais bem-sucedida do que uma não controlada. E, quando mais os seus gestores tiverem foco em seus clientes e core business, mais promissores serão seus horizontes.

Todo o investimento da empresa poderá ser dirigido ao seu front office – que estará efetivamente desenvolvendo novos negócios para a organização – ao invés de ser aportado em estrutura de base e qualificação de profissionais de back office com o objetivo de desenvolver  processos administrativos complexos, mas necessários à manutenção do seu compliance.

E, se o provedor contábil contratado estiver alinhado a um aporte de valor agregado em seus serviços, os ganhos da empresa contratante serão altamente significativos. É uma ideia complexa. Do ponto de visto prático, poucos sabem fazer. Já a Mazars tem realizado com extremo sucesso.

 

  

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