RPA: Soluções tecnológicas para atividades repetitivas

Conheça os grandes benefícios do Robotic Process Automation para o seu negócio: operação full time; velocidade superior à capacidade humana; redução de custos; realocação de recursos para tarefas cognitivas; redução de erros e riscos; aumento da eficiência em controle, qualidade e precisão; gestão do conhecimento, dentre outros.

 

Publicado em 26/11/2018

 

Que as tecnologias são aplicadas nas organizações com objetivo de melhorar o desempenho do business – como as que reduzem custos ou aumentam a produtividade –, todos sabem. Os Enterprises Resources Plannings (ERP´s) desempenharam importante papel na gestão empresarial nos últimos anos. Mas, e quanto às atividades que dependem de trabalhos continuados de digitação ou análises? Com o avanço das ferramentas tecnológicas e linguagem de programação, é possível também automatizar esses processos. O RPA, sigla do termo em inglês Robotic Process Automation, é um conjunto de soluções tecnológicas oferecidas às corporações.

A ferramenta se incumbe dos processos volumosos e repetitivos que se baseiam em regras previamente definidas, liberando os profissionais para dedicarem mais tempo à execução de tarefas de maior valor estratégico para o negócio. Uma empresa pode configurar softwares (chamados de robôs) que coletam e interpretam sistemas e aplicativos para processamento de uma transação e inserção nos sistemas da empresa sem a necessidade de qualquer alteração nos programas. Entre os benefícios do RPA, estão a operação full time, sem folgas; a velocidade bem acima da capacidade humana; a redução de custos, realocando recursos para tarefas cognitivas; a eficiência em controle, qualidade e precisão, com redução de erros e riscos; as características de multitarefa e escalabilidade; a implementação rápida e em grande escala; e a gestão do conhecimento.

A aplicabilidade da ferramenta é extensa: processos de cadastros; inputs de dados no sistema; reconciliações (financeiras e da contabilidade); realização de cálculos e registros contábeis, previamente estabelecidos; produção e envio de relatórios periódicos, elaborados com base na compilação de dados e grande esforço operacional; gestão de sistemas e interfaces; alertas customizados de acordo com a operação; e programas de auditoria contínua.

A Mazars possui uma equipe de especialistas e ferramentas para apoiar as empresas na solução de RPA. Fazemos um diagnóstico para identificar quais processos são passíveis de automatização, análise do retorno do investimento e implementação da automatização.

 

Diagnóstico

Nossa equipe especializada em desenvolvimento e melhoria de processos efetua uma avaliação na empresa, descobre em quais atividades haverá melhor retorno no uso do RPA. Com isso, os gestores têm mais instrumentos para decidir.

 

Desenvolvimento e implementação

Efetuamos o desenho lógico, o desenvolvimento e implementação de robôs para automatização dos processos sem a necessidade de reestruturação dos sistemas legados e ERP.

 

  

Quer tirar alguma dúvida?

Fale com a nossa equipe de relacionamento!

 

Receba nossas nesletters

* campos obrigatórios

Últimas notícias

Cabeçalho matéria economia.jpg

A agenda que aguarda o novo governo brasileiro

Eduardo Cabrera, CEO da Mazars Brasil, Fábio Giambiagi, do BNDES, Celina Ramalho, da FGV, e Heródoto Barbeiro, mestre em História pela USP, debatem a retomada do crescimento; foco no mercado externo e estímulo à iniciativa privada serão fundamentais.

Cabeçalho matéria ifrs 16.jpg

IFRS 16: como seu setor será impactado

A IFRS 16, em vigor a partir de 2019, trará fortes mudanças no pronunciamento de Leasing, sobretudo para os arrendatários; entenda os impactos no segmento de atuação da sua empresa

Cabeçalho matéria Healthcare.jpg

Entrevista Sérgio Ricardo Santos: CEO - Amil Saúde

"Grupos de saúde brasileiros devem estimular cada vez mais as parcerias público-privadas."

Quer saber mais?