Caixa e equivalentes de caixa

Pode-se esperar que uma criptomoeda seja contabilizada como moeda, como seu nome sugere. De acordo com o US GAAP, o caixa “inclui não apenas a moeda em mãos, mas depósitos à vista em bancos ou outras instituições financeiras”6, mas não define moeda. O IFRS define caixa como “dinheiro em caixa e depósitos à vista”. 7 E a moeda (dinheiro) é um ativo financeiro porque representa o meio de troca”.8

Então, o que impede que as criptomoedas sejam contabilizadas como dinheiro? A dificuldade reside principalmente na ausência de apoio por parte de um governo federal, o que significa que as criptomoedas não podem ser usadas como uma moeda legal, ou seja, a criptomoeda pode ser aceita como uma forma de pagamento, mas você não é legalmente obrigado a fazê-lo. Outro fator é a falta de aceitação generalizada como meio de troca: embora algumas multinacionais tenham começado a aceitar pagamentos em moedas criptografadas, elas geralmente funcionam através de um intermediário que converte a criptomoeda em dinheiro imediatamente e quase nenhuma detém a moeda para suas próprias necessidades transacionais.

E quanto a equivalentes de caixa? De acordo com o US GAAP, equivalentes de caixa são definidos como “investimentos de curto prazo, altamente líquidos, que possuem ambas as seguintes características: a) facilmente conversíveis em valores conhecidos de caixa; b) tão perto de sua maturidade que apresentam risco insignificante de mudanças de valor "IFRS" define equivalentes de caixa como "investimentos de curto prazo, altamente líquidos, que são prontamente conversíveis em um montante conhecido de caixa e que estão sujeitos a um risco insignificante de alterações no valor." 9 Parece que a volatilidade significativa de criptomoedas impediria os detentores de serem capazes de “converter para uma quantidade conhecida de dinheiro”. Com base no acima, parece que as criptomoedas não são dinheiro ou equivalentes a dinheiro.

 

Referências

Master Glossary - Cash

7 IAS 7.6

8 IAS 32 – AG3

9 IAS 7.6

 

Voltar à introdução