A ascensão da tecnologia bitcoin e blockchain naturalmente conturbou o setor de serviços financeiros. Os benefícios podem incluir compensação e liquidação mais rápidas, trilha de auditoria consolidada, redução de riscos e redução de custos, para citar alguns. Tanto que hoje as instituições financeiras já fazem uso da tecnologia em suas operações e estão amplamente investindo em novas soluções.

No entanto, novos casos de uso estão sendo constantemente descobertos em uma ampla gama de indústrias fora do mercado de capitais. Alguns dos maiores casos de uso se enquadram na autenticação e verificação.

 

Identidade individual

O Blockchain pode capacitar o indivíduo a controlar e proteger sua identidade digital, um caso de uso que atraiu uma enorme atenção após casos de ataques de hackers (por exemplo, caso Equifax) e fraude de identidade.

Logística e Cadeia de Suprimentos

A transparência e o registro de auditoria imutável do blockchain opera muito bem no rastreamento de bens físicos através da cadeia de fornecimento, o que, entre outros benefícios, reduz a falsificação de bens e marcas de luxo.

Setor Público

Alguns dos maiores exemplos que impactam o setor público incluem votação on-line, registro de imóveis e manutenção de registros corporativos (por exemplo, a JUCEC, Junta Comercial do Estado do Ceará, já iniciou algumas atividades com uso do Blockchain).

Saúde

Blockchain tem o potencial de conectar o atual sistema de saúde fragmentado e reduzir ou eliminar o atrito e os custos relacionados dos intermediários atuais.

 

Voltar à introdução

Quer saber mais?