Petróleo e gás vão levar R$ 50 bi ao RJ em três anos

Um documento produzido pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) indica que, nos próximos três anos, devem ser aplicados R$ 50 bilhões em investimentos no setor de petróleo e gás no Rio de Janeiro, criando mais de 60 mil empregos no estado.

As duas maiores bacias do Brasil, Campos e Santos, estão localizadas na costa fluminense, o que faz com que o Rio receba a maior parte dos investimentos em petróleo e gás do país. 80% da produção nacional de petróleo em julho deste ano teve origem no Rio. Considerando a produção nacional de gás natural em julho, o número do estado também é relevante: 63%.

A expectativa é que o Rio de Janeiro atraia cada vez mais investimentos para a cadeia de petróleo e gás no Brasil em um momento em que o Brasil pode figurar na lista dos cinco maiores exportadores do mundo.

Marcelo Pfaender, sócio de BPO da Mazars com experiência junto a empresas de óleo e gás no Rio, celebrou a previsão otimista para o setor nos próximos anos.

"O estado do Rio mais uma vez se coloca como um player mundial do mercado de óleo e gás. Dentro desse contexto, empresas do setor precisarão investir massivamente em mão de obra qualificada para atender tal demanda. Na Mazars, temos especialistas nesse setor e podemos ajudar", diz Pfaender.

Quer saber como podemos ajudar a sua empresa nos desafios do setor de óleo e gás? Entre em contato com os nossos especialistas.