De serviço a solução: a contabilidade está se transformando

O provimento contábil tem se tornado cada vez mais complexo, incorporando em seu escopo de trabalho o domínio amplo de processos, as crescentes exigências corporativas, integração entre sistemas e as inovações tecnológicas. Entenda como se faz hoje um grande serviço de terceirização de processos de negócio.

 

Publicado em 14/03/2018

 

A profissão de contador mudou: hoje, vai muito além de conhecer as normas e os procedimentos de contabilidade. É resultado da evolução exponencial que o mundo vem atravessando em tecnologias e processos de negócio. Uma empresa do ramo tem que transformar o seu serviço contábil, alinhando-se a novos posicionamentos de mercado.

O provimento contábil hoje tem que estar suportado por um sistema integrado e por pessoas que efetivamente conheçam e naveguem nas plataformas tecnológicas que dão suporte, aderência e lastro para o cumprimento de tudo o que circunda o core business da empresa e os processos de negócios, incluindo toda a cadeia produtiva, compras, aprovação, movimentação de estoques e faturamento, dentre outras questões. Enfim, todo esse processo deve estar funcionando e ser o mais adequado ao negócio e ao sistema escolhido pela corporação.

Portanto, é fundamental ter na equipe profissionais que dominem a execução dessas atividades e que conheçam, além do ambiente tecnológico, o negócio do cliente e a indústria em que ele está inserido, pois isso vai pautar o desenvolvimento dos sistemas, processos e suas aderências regulatórias e tributárias (entenda algumas delas: NF-e, DCTFWeb, eSocialRais). Lembrando sempre que o registro contábil e a apuração tributária são resultados das transações econômicas e financeiras de uma organização. E se todos esses processos não forem adequados, isso resultará em apurações e registros falhos.

 

Para além da contabilidade 

Postas todas essas variáveis, você terá um provimento contábil diferenciado. É muito além de fazer contabilidade. É participar efetivamente da estratégia de negócio do cliente. Você se torna o grande lastro para que ele possa desenhar seu modelo de negócio com total aderência aos seus investimentos em tecnologia, sistemas e processos, resultando numa contabilidade precisa, num compliance tributário totalmente alinhado à legislação vigente e, principalmente, num forte ganho de produtividade.

Por exemplo: a equipe de provimento contábil está numa reunião discutindo os processos de negócio do cliente e a logística de importação, distribuição e revenda. Neste momento, são designados especialistas tributários e sistêmicos para que essas variáveis trabalhem em conjunto e tragam a melhor solução, que o processo seja inteligente, que permita a maior eficiência possível, que não onere do ponto de vista operacional e que o sistema esteja aderente a tudo aquilo que o cliente precisa, ao mesmo tempo em que atende a todas as exigências fiscais.

Quando se fala em terceirização, fala-se em trazer para dentro de casa o backoffice financeiro do cliente: cumprir com as obrigações legais e contábeis, com os processos financeiros, tributários, trabalhistas, previdenciários e tudo aquilo que circunda os processos da empresa.

Toda a governança e o compliance têm que andar juntos com o desenvolvimento do negócio. A Mazars, ao trazer para dentro de casa toda essa responsabilidade, compromete-se também a devolver ao cliente um modelo de negócio altamente eficaz, que provê valor agregado e que, ao invés de levar o cliente a fazer investimentos em qualificação, treinamentos, sistemas e plataformas, lhe entrega tudo isso em serviço, deixando a empresa com todas as obrigações em dia e permitindo ao cliente ter foco nos seus negócios e clientes.

 

Necessidades dos clientes

O que é muito comum de se ver atualmente são empresas investirem altos valores em sistemas globais magníficos, porém seus processos internos de execução das atividades não apresentarem aderência ao sistema, o que cria um problema muito sério de controles internos e de cumprimento das obrigações.

Outro problema em que a Mazars atua e apresenta soluções de grande sucesso é com relação a clientes globais, que geralmente não possuem a estrutura adequada para fazer o processamento e a entrega das obrigações tributárias locais.

Nestes casos, são necessários suportes (ou serviços terceirizados) no processamento e na entrega ou então na parametrização do sistema, para que ele se torne aderente a todas as obrigações.

Esse suporte se faz fundamental em casos, por exemplo, como o de um estabelecimento de um novo negócio, quando um time de especialistas permite à empresa escolher, dentro dos seus processos e do seu setor de atuação, o melhor modelo de negócio, que facilite a aderência regulatória e que otimize a sua produtividade em uma série de questões como controle de estoque, cadeia produtiva, contratos com fornecedores, relacionamento com clientes e até na escolha do local de execução do serviço.

Mais do que uma contratação, trata-se de um investimento. Existe uma máxima de que uma empresa controlada é muito mais bem-sucedida do que uma não controlada. E, quando mais os seus gestores tiverem foco em seus clientes e core business, mais promissores serão seus horizontes.

Todo o investimento da empresa poderá ser dirigido ao seu front office – que estará efetivamente desenvolvendo novos negócios para a organização – ao invés de ser aportado em estrutura de base e qualificação de profissionais de back office com o objetivo de desenvolver  processos administrativos complexos, mas necessários à manutenção do seu compliance.

E, se o provedor contábil contratado estiver alinhado a um aporte de valor agregado em seus serviços, os ganhos da empresa contratante serão altamente significativos. É uma ideia complexa. Do ponto de visto prático, poucos sabem fazer. Já a Mazars tem realizado com extremo sucesso.

  

Quer saber mais?

Fale com a nossa equipe de relacionamento!

  

Receba nossas newsletters

* campos obrigatórios

Your personal data is collected by Mazars in Brazil, the data controller, in accordance with applicable laws and regulations. Fields marked with an asterisk are required. If any required field is left blank, it will not be possible to process your request. Your personal data is collected for the purpose of processing your request.

You have a right to access, correct and erase your data, and a right to object to or limit the processing of your data. You also have a right to data portability and the right to provide guidance on what happens to your data after your death. Finally, you have the right to lodge a complaint with a supervisory authority and a right not to be the subject of a decision based exclusively on automated processing, including profiling, that produces legal effects concerning you or significantly affects you in a similar way.