Criptomoedas - Regulamentação e Contabilização
Contabilidade para criptoativos sob a ótica dos US GAAP, IFRS e CPC
Publicado em 26/02/2019
#INSPIRAMAZARS
As exigências têm crescido nas duas pontas, unindo corporações e marcos regulatórios, onde, de um lado, intensifica-se a pressão por resultados e, do outro, as exigências cada vez mais severas em relação à estrita aderência a todas as normas regulatórias, de sustentabilidade e legais.
Neste cenário, a identificação e mensuração dos riscos associados ao negócio e a adoção de estratégias eficazes para administrá-los são cruciais ao alcance dos objetivos e à manutenção sustentável dos negócios, gerando benefícios para a sociedade, em todo o seu conjunto.
Para serem abrangentes e eficazes, programas e atividades de compliance devem compreender todas as leis e normas pertinentes, incluindo requisitos legais, códigos de conduta e normas organizacionais, com padrões de boa governança corporativa, ética e alinhadas às expectativas dos acionistas. Implementá-las representa uma grande mudança cultural na empresa, em que a alta administração precisa demonstrar de forma inequívoca o seu comprometimento, além de orientar colaboradores e parceiros.
Os desafios são grandes; os benefícios, maiores ainda:
Prevenção
• Infraestrutura de Compliance eficiente, com autonomia de gestão e recursos capazes de alcançar todos os níveis.
• Avaliação contínua dos riscos internos e externos.
• Gestão de risco de terceiros.
• Comunicação e treinamento do Programa de Integridade a todos os colaboradores e parceiros de negócio.
Detecção
• Mecanismos que permitem o recebimento de denúncias anônimas de situações não usuais.
• Análise e monitoramento do Programa de Integridade, incluindo testes.
• Verificação de terceiros (background-check).
• Aplicação de análises de dados para identificação de transações de risco.
Resposta
• Análise e realização de investigação para apurar as denúncias recebidas.
• Divulgação do Programa de Integridade.
• Transparência e responsabilidade social.
• Independência
• Estrutura
• Autoridade
• Orçamento
• Stakeholders internos e externos
• Processos
• Políticas
• Infraestrutura
• Mudança cultural
• Comprometimento da alta administração
• Engajamento dos colaboradores
• Claro entendimento da função do Compliance no mercado
• Dificuldade na contratação ou formação de profissionais
• Disseminação de modelos de conformidade alternativos
• Inclusão dos terceiros no programa de compliance.
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