Como criar valor sustentável em empresas de médio porte

Apesar dos fortes impulsionadores empresariais que podem ser uma força por trás de muitas empresas, algumas ainda enfrentam desafios quando se trata de alcançar valor sustentável.

Há seis perguntas que todos os proprietários de empresa devem considerar ao tentar preencher a lacuna entre onde estão agora e o valor sustentável em longo prazo.

1. Estou agindo como estrategista ou como bombeiro?

Quando confrontados com um período de crescimento lento, os proprietários podem enfatizar fatores externos, como cenário econômico ou sentimento do mercado, porém, são as estruturas internas que têm o maior impacto na melhoria do desempenho.

Por exemplo, uma empresa com uma forte equipe financeira, bons processos de gerenciamento de riscos e um conselho com uma estratégia totalmente alinhada tende a ter um desempenho melhor do que aquelas que não têm esses fatores.

Portanto, como proprietário de empresa, é importante focar no planejamento estratégico de longo prazo para melhorar o desempenho, em oposição ao "combate a incêndios" de última hora para atingir as metas.

2. Identifiquei os principais fatores de criação de valor?

A maioria das empresas tem uma meta clara: aumentar o valor do capital. No longo prazo, pode ser criar uma empresa da qual o proprietário possa sair ou repassar para a próxima geração.

Independentemente das suas metas, para atingi-las é preciso alcançar vários fatores, incluindo sentimento do mercado, indicadores financeiros, consistência de rotatividade, dívida, qualidade da base de ativos e força do balanço patrimonial.

Também é importante considerar a dependência excessiva de clientes-chave, o perfil de risco das atividades da empresa e a dependência excessiva de você como gerente proprietário. Além disso, a qualidade das informações e dos processos são fatores adicionais a serem levados em conta.

Até que ponto você é capaz de identificar e gerenciar com êxito esses fatores de criação de valor é o que determinará o valor de mercado da empresa.

3. O que está afetando minha capacidade de gerenciar impulsionadores de desempenho?

Apresentar uma visão clara ajuda a fortalecer os planos de negócios e incentiva todos a trabalharem mais para alcançar suas metas, gerenciando e impulsionando o desempenho. Portanto, o foco na formalização de estruturas para alinhar as metas dos acionistas e da equipe de gestão profissionalizará e melhorará as bases necessárias para gerenciar esses impulsionadores. Também ajudará a formar a base de um plano de negócios estratégico estável de três a cinco anos que comunique a todos na organização o que se espera deles.

4. Sofro de desvio da proposta de valor?

À medida que a ruptura digital introduz novos players no mercado, é importante saber quem é sua concorrência e os principais pontos de comparação e diferenças.

Como gerente proprietário, você precisará revisar, checar e verificar constantemente o valor que fornece aos seus clientes e à cadeia de suprimento ao entrar em novos mercados, apresentar novos produtos e serviços ou gerenciar novos canais de vendas. Isso é importante para que sua estratégia de criação de valor permaneça no caminho certo.

5. Articulei claramente a cultura da empresa?

O recrutamento e a retenção de talentos podem ser desafiadores para empresas que competem com grandes pacotes de benefícios corporativos e com a atração das startups em rápida evolução. Criar uma cultura de abertura e inclusão juntamente com uma estratégia de gerenciamento de talentos é vital para atrair, desenvolver e reter funcionários. Isso é igualmente importante quando o objetivo é atrair investidores externos que valorizam uma forte cultura corporativa e uma equipe de gestão talentosa antes de investir.

6. Quais fatores que estão sob meu controle eu posso mudar?

Abordar problemas internos pode ter um impacto muito maior no valor dos acionistas no longo prazo do que, por exemplo, fazer todo o esforço para aumentar as margens em 1%.

No entanto, nem sempre é óbvio ou claro em quais elementos internos se concentrar e como as diferentes funções da empresa podem ser afetadas pela mudança. Ter especialistas trabalhando ao lado de proprietários e equipes executivas pode ajudar a identificar e priorizar os desafios.

À medida que as empresas se concentram no próximo estágio de sua jornada, a implantação de uma estrutura que possa identificar e melhorar os impulsionadores críticos de sucesso será fundamental para a criação de valor sustentada e de longo prazo. A boa notícia é que a capacidade das empresas de preencher a lacuna de valor depende muito de seus proprietários e gerentes.

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