Como aumentar o valor da sua empresa por meio do planejamento de saída

Embora a maioria dos proprietários de empresa entenda a importância de planejar como sairá da sua empresa, o tempo investido nisso nem sempre recebe a atenção que merece devido às demandas das operações diárias.

No entanto, não tirar tempo para planejar a saída pode ter impacto direto no valor da empresa. Para garantir a manutenção (ou o aumento) do valor da sua empresa, dê um passo atrás nas atividades do dia a dia e dedique tempo ao planejamento.

Abaixo, alistamos cinco pontos-chave a serem considerados no planejamento da saída:

  1. Fazer um balanço dos objetivos pessoais
    Pode ser que a empresa tenha começado como uma decisão de estilo de vida, mas ainda é assim 10 ou 20 anos depois? Seus objetivos podem ter mudado para direcionar uma empresa para o crescimento futuro ou talvez agora seja algo que você deseja transmitir às gerações futuras. 

    Essa dinâmica de mudanças determinará como você removerá os riscos dos negócios. Dependendo do resultado que está procurando, você poderá extrair dinheiro e se afastar das operações diárias antes de se aposentar totalmente dos negócios, permitindo um elemento de "redução de risco" para a riqueza futura da sua família. Qualquer decisão de sucessão deve, em última análise, ser estruturada para atender aos seus objetivos pessoais.

  2. Considerar como fazer a transição interna da empresa
    Identifique as principais funções e mapeie maneiras de garantir que a empresa possa alcançar os objetivos. Isso ajudará a criar uma sucessão mais suave.

    Desenvolva a próxima equipe de líderes que impulsionará a empresa e identifique quaisquer lacunas.  Qualquer que seja a opção de sucessão escolhida, se o próximo nível de gerenciamento for forte, isso aumentará o valor e facilitará o processo. É vital que aqueles que ocupam cargos seniores comecem a transmitir seus conhecimentos e a transferir os principais relacionamentos para seus sucessores o mais breve possível, para que suas habilidades não deixem a empresa quando eles fizerem isso.

    O envolvimento dos potenciais sucessores nas principais decisões e planos garantirá que eles estejam envolvidos e alinhados com a visão da empresa. O desenvolvimento de pacotes adequados de remuneração que reflitam as responsabilidades extras significativas ajudará na retenção do pessoal-chave.

  3. Explorar todas as opções disponíveis
    A sucessão pode ser imediata (por exemplo, por meio de uma venda a um concorrente), em fases (por aquisições de controle) ou gradativa (por um longo período). Cada uma dessas opções fornece maneiras diferentes de cumprir suas metas, como maximizar o valor da empresa, equilíbrio entre vida profissional e pessoal, legado da família e inclusão de assuntos como questões geracionais e considerações comerciais e fiscais.

    Orientar-se entre todas essas questões provavelmente envolverá trabalhar com especialistas externos, que podem ajudar a dar início e a moldar os planos iniciais. Quando se trata de garantir um ambiente tributário eficiente, as regras podem ser complexas e fortemente afetadas por mudanças econômicas e políticas. Trabalhar com parceiros confiáveis garantirá que você avalie todas as várias opções, além de considerar reduções tributárias apropriadas durante sua sucessão.

  4. Previsões financeiras
    Entender as tendências de lucro da sua empresa e as oportunidades de crescimento futuro, bem como a dinâmica de mercado subjacente, pode ajudar a moldar os planos de sucessão. O desenvolvimento de previsões robustas o ajudará a avaliar o impacto sobre a empresa, incluindo as oportunidades e ameaças.

    Entender o nível de caixa que pode ser extraído ou o financiamento que pode ser captado com a empresa é útil quando se considera seus objetivos pessoais e requisitos de valor.  Uma forte equipe de gestão também fornecerá aos financiadores conforto adicional em seu investimento na empresa.

  5. Envolvimento pessoal
    Por fim, os proprietários não devem ignorar como desejam que seja o futuro pós-negócio. Visto que muito valor pessoal costuma estar associado à empresa, é essencial que os proprietários levem em consideração como as decisões do plano de sucessão os afetarão. O que você fará em seguida? Você está feliz com a ideia de aposentadoria completa, com planos de viagem e hobbies para preencher o tempo, ou gostaria de sempre manter um pequeno envolvimento na empresa?

    A sucessão na empresa é um processo que os proprietários de empresas, em geral, só experimentarão uma vez. Nossos especialistas trabalharam com muitas empresas para garantir que o processo seja suave e que os proprietários atinjam suas metas de vida futura.

Entre em contato conosco abaixo ou à direita para conversarmos sobre como criar o plano certo para você e sua empresa.

* campos obrigatórios

Your personal data is collected by Mazars in Brazil, the data controller, in accordance with applicable laws and regulations. Fields marked with an asterisk are required. If any required field is left blank, it will not be possible to process your request. Your personal data is collected for the purpose of processing your request.

You have a right to access, correct and erase your data, and a right to object to or limit the processing of your data. You also have a right to data portability and the right to provide guidance on what happens to your data after your death. Finally, you have the right to lodge a complaint with a supervisory authority and a right not to be the subject of a decision based exclusively on automated processing, including profiling, that produces legal effects concerning you or significantly affects you in a similar way.