Como acertar o equilíbrio cultural-digital

Os avanços digitais e tecnológicos trouxeram grandes benefícios para as empresas em todo o mundo. Por meio da inovação digital, experimentamos maior comunicação e alcance dos clientes, inteligência artificial, desenvolvimento de novas soluções e sistemas, além da capacidade de coletar grandes quantidades de dados valiosos por meio de vários algoritmos que ajudam a direcionar os negócios.

Porém, para que uma estratégia digital seja bem-sucedida, você precisa garantir que seus funcionários estejam familiarizados com os regulamentos, legislações e interrupções mais recentes. Se essa é uma área em que sua empresa enfrenta dificuldades, ter a infraestrutura certa e redefinir a mentalidade da equipe o ajudarão a superar os desafios associados à estratégia digital.

1º risco: Não levar em conta a cultura da empresa

Gerenciar pessoas e mudanças na transformação digital pode ser mais desafiador do que as decisões em torno da própria tecnologia. Algumas empresas podem adotar uma abordagem de cima para baixo. Isso é importante principalmente quando você, como proprietário da empresa, precisa criar conscientização e entender quais são os benefícios da digitalização, juntamente com o impacto diário dessas mudanças.

Ao empurrar a visão de cima para criar uma "cultura de mudança", é possível apoiar todos os aspectos da transformação digital de uma empresa. É vital ter implementada uma liderança forte e inspiradora.

2º risco: Ignorar o talento

É importante que os proprietários de empresas reconheçam os talentos encontrados nelas. Isso pode incluir pessoas da Geração Y com energia, inspiração e entendimento de como conduzir as iniciativas digitais. Ao reconhecer e desbloquear esses recursos, fica mais fácil preencher a lacuna de conhecimento.

Além disso, a criação de um ecossistema digital em parceria com startups, órgãos de pesquisa, institutos de educação e redes de negócios, por exemplo, também ajudará a alimentar o nível de conhecimento e iniciar a jornada de digitalização.

3º risco: Falta de uma visão clara

Ao adotar a digitalização, é importante ter uma visão clara e de longo prazo que resolva quaisquer problemas que possam afetar o planejamento estratégico e as metas de negócios. Os problemas devem ser avaliados interna e externamente e ser encarados de uma perspectiva prática e de custos.

Ao avaliar fatores externos, deve ser considerado o que os clientes esperam e o que a concorrência está fazendo. Internamente, é importante que a equipe compartilhe os mesmos valores; assim, ao divulgar sua visão, todos estarão envolvidos.

4º risco: Procurar motivos para não agir

Para muitos, a ideia de implementar novas tecnologias pode ser assustadora. Alguns se sentem assim porque pensam que é algo muito complexo ou muito caro e, no geral, se sentem inseguros quanto a se realmente beneficiará seus negócios. Se ficar preso nessa mentalidade, você pode concluir que é melhor se apegar à sua abordagem tradicional, em vez de se concentrar em como e quais elementos da nova tecnologia e da digitalização podem funcionar melhor para a sua empresa. 

Ao incorporar coisas como inteligência artificial, blockchain ou automação robótica de processos, que oferecem insights melhores de negócios, é possível criar o ritmo necessário dentro da empresa para avançar nos planos de digitalização. Ao adotar novas tecnologias e a digitalização, será possível oferecer mais treinamento e experiência à equipe, o que aumentará a produtividade, o moral e a satisfação com o trabalho.

5º risco: Foco nos custos

Alguns podem acreditar que o acesso e a implementação de novas tecnologias levam anos para serem integrados a uma empresa e trazem enormes custos, o que pode resultar em atitudes negativas da equipe. No entanto, devido ao desenvolvimento de novas tecnologias, os prazos e custos de implementação foram drasticamente reduzidos.

As soluções de tecnologia baseadas na nuvem são econômicas, além de rápidas e fáceis de acessar, de modo que o custo e o esforço não devem mais ser um desafio.

As empresas agora devem ser capazes de encarar a digitalização como um bom investimento. 

6º risco: Ignorar a cadeia de valor

Seus clientes e fornecedores inevitavelmente trabalharão em programas de digitalização semelhantes, o que pode causar conflitos se ocorrer um desalinhamento com diferentes plataformas.

A colaboração com os clientes e fornecedores nos planos digitais ajuda a garantir que as tecnologias adotadas sejam adequadas para a sua empresa e para toda a cadeia de valor. O alinhamento mais estreito com clientes e fornecedores nos planos de tecnologia também ajuda a determinar em quais programas de digitalização se concentrar inicialmente.

7º risco: Subestimar as oportunidades

Os aspectos práticos ao enfrentar os desafios da digitalização em curto prazo geralmente resultam em serem ignoradas as oportunidades de longo prazo. No entanto, quando reconhece os benefícios que a digitalização pode trazer para os seus negócios, você consegue ver claramente como ela melhorará todos os sistemas e processos.

Por exemplo, trabalhar em painéis ou combinar diferentes fontes para entender melhor os dados pode deixar as empresas mais no controle e ajudar a prever o sucesso de desenvolvimentos futuros e os comportamentos dos clientes, resultando em margens melhores.

À medida que avançamos para uma nova era da digitalização, é importante não esquecer o que é possível.

Ao criar uma cultura que adota a digitalização, além de poder aproveitar as oportunidades que ela oferece, as empresas podem alcançar maior eficiência que as ajuda a permanecer à frente da concorrência e a abrir novas oportunidades de crescimento e expansão.

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