Controles Internos em Época de Crise

A existência de controles internos adequadamente estruturados e alinhados aos fatores de riscos de negócio da empresa, assume importância ainda maior em períodos de crise econômica, tal qual à que estamos vivenciando atualmente.

É notório que, acompanhar, monitorar, controlar gastos e até reduzir é primordial nesses períodos, assim, controles adequados e efetivos contribuem enormemente para o sucesso desse processo, além de garantir a administração de outras ações que venham a ser definidas para o enfrentamento da crise, como eficácia de pessoal, vendas, processo de fabricação, compras, etc.

Lembrando também que, controles estão relacionados à ferramentas de gestão e ao processo de tomada de decisão, contribuindo com estratégias de monitoramento do mercado, tendências e evoluções de indicadores, identificação de oportunidades e fontes de financiamentos, além de tantos outros.

Não obstante, embora já deva ser princípio básico em qualquer circunstância, cuidado especial deve ser dado ao desenho, a implantação e a execução dos controles, para que sejam customizados e até mesmo revisados, para aquelas empresas que já dispõem de estrutura de controles implementada, para que todo o processo seja definido e elaborado para alcançar o propósito estabelecido e alinhado com os objetivos e estratégia traçada para aquele momento, ou seja, enfrentamento da crise e seus efeitos.

Todo o processo deve resultar em economia ou aumento da rentabilidade, impulsionando os negócios e resultados, nunca o contrário.

Permite-se até a contribuição para a manutenção dos negócios, evitando perdas, se assim a Administração entender ser a melhor alternativa nas circunstâncias até o reestabelecimento da economia e a retomada do crescimento.

Mazars Brasil | Advisory Group