8 passos para minimizar o risco de fraudes na sua empresa em meio à crise da Covid-19

Publicado em 22/04/2020

O momento delicado que estamos vivendo potencializa a pressão sobre gestores e tomadores de decisões, que devem ser ainda mais ágeis neste período. O cenário criado nas últimas semanas repercute nas demais linhas de operação, e nem sempre as rotinas e controles de prevenção de riscos são observados com cautela, podendo contribuir para a criação de um ambiente propício para fraudes.

Em outras crises já vividas, além de danos inerentes, também foram verificados desvios de recursos, má alocação de fundos e pagamentos de propinas. Na crise provocada pela Covid-19, já há notícias de estocagem de produtos para aumento de preços, cartel entre fornecedores e um grande número de operações sendo realizadas sem a devida supervisão e atenção aos controles.

Neste momento, é ainda mais importante garantir os princípios éticos da empresa e reforçar os procedimentos de controle de gestão. Contudo, é compreensível que a necessidade e urgência de algumas ações exponham as decisões e atividades a um nível de risco maior. É preciso ter cautela na medida certa para não "engessar" as decisões, mas também não negligenciar controles-chaves e expor a empresa a riscos desnecessários. Muitos efeitos podem ser ainda mais catastróficos que aqueles que são inerentes à própria crise.

Elencamos algumas dicas para tentar ajudar os gestores a enfrentar esse ambiente "atípico" e minimizar os riscos de fraudes:

  1. Inclua o risco de fraude na pauta do comitê de crise.
  2. Reforce junto aos colaboradores que as regras de conformidade continuam valendo mesmo com o trabalho remoto.
  3. Mantenha um canal de comunicação aberto entre colaboradores e a alta administração, fazendo com que essa interação entre as duas partes seja ativa.
  4. Reforce a necessidade da utilização dos canais oficiais para comunicação entre os colaboradores para discussão de atividades importantes. Essas informações podem ser utilizadas em investigações internas futuras.
  5. Reveja os procedimentos mínimos para compras emergenciais.
  6. Conscientize os colaboradores sobre a necessidade de sigilo sobre as operações da empresa no ambiente familiar, para aqueles que estejam em sistema de home office.
  7. Tenha cautela com os cortes de custos em áreas de controles internos para não fragilizá-los em demasia.
  8. Aprimore os controles de segurança de informação em TI, incluindo também backups.

 

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